O que muitos não sabem, é que ao contrário do que seu nome sugere, a Anta é um dos mamíferos mais inteligentes do planeta
A Anta é um é um mamífero sul-americano que pode atingir 1,80m de altura, até 2
metros de comprimento e pesar até 300 Kg, ela é o maior mamífero do Brasil. E um animal incrivelmente adaptável, tendo em vista que consegue sobreviver na densa Floresta da Amazônia, nos fragmentos da Floresta Atlântica, nas zonas alagadas do Pantanal e nas planícies do cerrado.
Na cidade de Bonito/MS ela pode ser comumente avistada, visto que possui uma área natural extremamente conservada.
As Antas foram reconhecidas como“engenheiros ecológicos” e “jardineiros da floresta”. Eles têm um papel significativo no seu ecossistema: promovem a dispersão de sementes, modificam habitats e são presas periódicas para os grandes predadores. Por isso, a extinção local da anta, ou um drástico declínio da sua população pode provocar um grande dano ambiental em longo prazo.
Mas apesar da sua larga distribuição geográfica através de 11 países da América do Sul, a anta brasileira não está a salvo da extinção. Está indicada como Vulnerável na lista vermelha da IUCN de populações em declínio. A perda de habitat, caça e atropelamento são as principais ameaças.
Sinônimo de desinteligência, esse importante mamífero é injustiçado com o mau uso de seu nome.
Uma das explicações para se chamar alguém de anta é Biológico, sua gestação dura 14 meses. Talvez a duração da gravidez, uma das maiores entre os mamíferos, tenha servido para engrossar o caldo dos insultos. É o mesmo caso do burro. Do cruzamento do jegue e da égua, ou do cavalo e da jumenta, nascem burros e mulas. E a gestação é mais longa. Por insondáveis motivos inconscientes, acabamos achando que o precoce é mais sagaz. E, por analogia, aquele que demora um pouco mais é falto de inteligência.
Outro motivo pode ser o fato de que, quando perseguida, ela corre desenfreadamente, derrubando as pequenas árvores e arbustos que aparecem pela frente. O que parece combinar com pessoas atrapalhadas.
Além do fato de terem um biótipo diferente. Possuem um corpo parecido com o deporco, cascos de boi, orelhas de cavalo e um focinho que lembra uma pequena tromba de elefante. E suas patas traseiras têm três dedos e as dianteiras, quatro.
Mas seja como for, a Anta tem alta capacidade intelectual, há relatos de antas domesticadas que conseguiam até mesmo abrir maçanetas de portas. A criação em cativeiro comprova que elas possuem alta capacidade de aprendizagem e são bem espertas. Além disso, são muito habilidosas, sabem nadar e mergulhar com maestria, e são super adaptáveis.
E de acordo com uma reportagem do Globo Repórter exibida em 16/12/2011, pesquisadores fizeram cortes no cérebro de antas mortas para fazer contagem de neurônios. E foi descoberto que este animal tem uma concentração de neurônios gigantesca, provando ser um animal extremamente inteligente. Já foi feita uma comparação com elefante. Sabe aquela história do ditado, memória de elefante? O mesmo exame foi feito com elefante e o resultado foi o mesmo: enorme concentração de neurônios, ou seja, são animais extremamente inteligentes, com uma super memória e que se lembram de tudo.
Então pense duas vezes quando usar aquela frase "Você parece uma Anta".
Nenhum comentário:
Postar um comentário