
O evento é promovido pela Sociedade Internacional de Ecoturismo, uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção do ecoturismo. Os temas de debate colocam o turismo como setor importante para a conservação, proteção da diversidade cultural e desenvolvimento sustentável da comunidade.
A definição de Bonito como sede do evento ocorreu após uma acirrada disputa com oito outros destinos internacionais. O município brasileiro foi escolhido após avaliação da infraestrutura turística, de ações ecológicas e da relação entre a administração e a comunidade nos processos de desenvolvimento sustentável. A cidade de Bonito foi uma das cidades finalistas onde concorreu com a cidade de Quito, capital do Equador. Na avaliação, representantes da TIES e da Embratur fizeram visita técnica no município de Bonito, a visita foi parte determinante no processo de candidatura para realização do evento. Segundo a diretora presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, o perfil de público para o evento são de profissionais lideres e formadores de opinião do segmento de ecoturismo e turismo sustentável. "A cidade de Bonito é referência nacional do ecoturismo. O evento vai reforçar a identidade da cidade como um dos principais destinos do segmento do pais. Bonito desta-se como referencial de ecoturismo e turismo de aventura, não só pelos atrativos naturais, mas também pela sua estrutura, organização e profissionalismo. Sendo assim será palco ideal para a Conferência", disse Nilde.
A cidade de Bonito conquistou pela 13ª vez consecutiva o título de Melhor Destino de Ecoturismo, após votação dos leitores da Revista Viagem e Turismo - publicação da Editora Abril no Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2012/2013. Com belezas reconhecidas mundialmente, as cidades de Bodoquena e Bonito, além do Pantanal são centros de visitação ecoturísticos mais requisitados no Estado.
Na edição brasileira são esperados cerca de mil participantes de mais de 40 países. Segundo o presidente do Convention & Visitors Bureau de Bonito, Rodrigo Coniete, a partir de agora a cidade será referência internacional em ecoturismo. "Merecemos receber esta conferência é importante para a nossa cidade e para o Brasil. Parecia impossível, mas conseguimos trazer o mais importante evento de ecoturismo do mundo para uma cidade de 20 mil habitantes no interior do Brasil. Bonito não para de nos surpreender", conclui Coinete. Segundo a técnica da Funação de Turismo de Mato Grosso do Sul e coordenadora executiva do comitê, Alesandra Fernandes, o evento vai deixar um legado importante não só para Bonito, mas para todo o Brasil. "A Conferência vai reunir especialistas de todo mundo para discutir questões de ecoturismo, da sustentabilidade, do potencial do turismo agregado ao valor econômico e a contribuição das comunidades locais na preservação do meio ambiente", disse. Os participantes também farão visitas técnicas nos atrativos, onde será possivel analisar e discutir acerca das experiências, necessidades e possiveis impactos gerados pelas atividades do turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário